quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Etiqueta à mesa

Acreditem ou não, recebi um manual de etiqueta à mesa. Veio de presente por uma inscrição em um curso online que fiz, e o que em princípio me pareceu inconveniente, mostrou ser de valia. Alguns comentários que li no manual são bastante interessantes, e se alguem se dispuser a ter uma cópia, me peça que envio por e-mail...
Alguns comentários:
"A alimentação é, após a respiração e a ingestão de água, a mais básica necessidade do homem". (CARNEIRO, Henrique. Comida e Sociedade; uma história da alimentação. 4a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, pp. 1 e 2)
"Quem recebe amigos e não dá uma atenção especial à refeição que lhes é preparada não é digno de ter amigos". (SAVARIN, Brillat. A filosofia do gosto. São Paulo, Companhia das Letras, 1995, pg 16.
"Num país jovem, sem tradições milenares, como o Brasil, e em dias como os de hoje, em que a comunicação transforma rapidamente os conceitos, não se espera um rigor britânico no que se diz respeito à etiqueta e ao comportamento" (MATARAZZO, Claudia. Etiqueta sem frescura. 2a. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005. p 10.
Ou seja: é bom saber, vai que um dia precisa, mas há que se medir o bom-senso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário