quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Filhinhos Vegetarianos...nem pensar (título de Veja)

Li, reli, pensei e pesquisei.
A Veja, como não poderia deixar de ser, editou um artigo sobre comida vegetariana (assunto do qual entendo muito pouco), dizendo, entre outras coisas que a alimentação à base de vegetais não é indicada para crianças. Dá ainda uma série de argumentos e embasamentos para tanto.
Que seja: eu, só lamento... mas é o fato de perceber que pode ser motivo de preconceito até mesmo o que as pessoas decidem comer. Me dei conta disso, que triste ver acontecer. Mesmo nos nossos atuais dias contemporâneos, isso ainda ocorre.
Que seja. Fui me informar mais a respeito. Li num blog de uma CULINARISTA VEGANA (Renata Octaviani Martins, de Campinas/SP) que este tipo de comida não faz mal nenhum para crianças, como não o faz para adultos. Lá, com muito embasamento, ela dá ainda umas dicas de como se alimentar corretamente, e cita alguns autores, entre eles:

• Alimentação sem Carne. Autor: Eric Slywitch. Livro de cabeceira de qualquer vegetariano brasileiro minimamente interessado em nutrição, é um dos poucos livros completamente objetivos e que trata puramente de como balancear uma dieta vegana em padrões ocidentais e científicos. Derruba qualquer mito e deveria ser leitura obrigatória para médicos e leigos que se manifestam sobre o assunto. Disponível para compra online.
• Comida Vegetariana para crianças. Autora: Sara Lewis. Livro publicado com aval da Vegetarian Society Britânica, trabalha com o conceito de alimentação infantil lúdica com visual caprichado e divertido, dá diversas dicas de introdução de novos alimentos aos pequenos, desde a fase da alimentação até final da infância. Com enfoque ovolactovegetariano, o paralelo vegano é citado constantemente, assim como são indicadas as melhores adaptações nas receitas. Leitura obrigatória para grávidas e mães de pequenos vegetarianos. Disponível para compra online.
• Alimentação Infantil Vegetariana. Autora: Eliane Lobato Austragésilo.  Livro de 1984 e já esgotado, trabalha com um conceito de alimentação naturalista ovolactovegetariana, mas pode ser usado como referência também por mães veganas. Costuma ser encontrado em sebos, inclusive os virtuais.
• Recursos para uma Vida Natural. Autora: Eliza S. Biazzi. O livro tem um enfoque naturalista, vegetariano sem ovos ou leite, mas com inclusão de mel. Há outras restrições absolutas como açúcares e temperos, o que não é todo vegetariano que segue (eu, por exemplo). Mas é também uma boa referência para dieta de gestantes, dieta infantil, tratamentos naturais, etc. Também costuma ser encontrado em sebos.
• Site “The Vegetarian Resource Group”. Grupo de estudos que dá suporte a todos os comentários feitos sobre dieta vegetariana no âmbito do USDA, tem página específica sobre alimentação infantil:http://www.vrg.org/family/kidsindex.htm
• Site “Materna Vegetariana”. Mães provando que seus filhos são saudáveis e contando diversas experiências http://maternavegetarianas.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Lamentável alguém escrever opinando assim, né? Acho que toda reportagem deveria ouvir ambos os lados, as duas opiniões... é o mínimo!
    Será isso por que não é preciso mais ser diplomado em jornalismo pra fazer reportagem?

    Em tempo: Eu conheci vários vegetarianos 'de nascença' muito fortes e saudáveis. Quanto a mim, morro de inveja porque adoraria ser vegetariana. Infelizmente ainda sou muito inferior, ainda preciso da carne de meus irmãos, os animais, pra viver :(

    ResponderExcluir